
-
Arquitetos: TEKTONN ARCHITECTS
- Área: 8300 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:MMCM Studio
-
Fabricantes: Forbo linen flooring, Marco polo, Nippon Paint, Van der Rohe Furniture

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no lado oeste de Luxelakes, China, esta creche é a primeira escola pública da comunidade. O projeto utiliza uma estratégia de recuo muito característica. Como a profundidade dos volumes permanece essencialmente constante, essa forma permite mais espaço público interno nos andares inferiores. Além de proporcionar as funções sensoriais que são valorizadas na educação infantil, o espaço de grande escala tem como objetivo fornecer um conceito mais claro de "público/privado" no espaço diário das crianças.


Embora seja uma tarefa de design de interiores, tentamos incorporar esses elementos na arquitetura. Procuramos entender a proporção espacial e o layout por meio de várias tentativas. Depois disso, pensamos cuidadosamente sobre como inserir o que chamamos de MÓVEIS EM PEQUENA ESCALA, ACESSÍVEIS e FUNCIONAIS para criar uma experiência de espaço urbano.


A proposta remete à arquitetura da cidade, estabelecendo uma conexão visual e potencialmente espacial com ela. O uso de tetos suspensos contribui para a construção do ambiente: utilizamos cores para evocar o céu e forros parciais que simulam beirais, definindo os contornos do espaço urbano.


O projeto visa imbuir o espaço interno com uma sequência semelhante à de um espaço urbano: desde a escala generosa da praça no espaço público, até a área de estar rebaixada, a área de brincar das crianças e o espaço de entrada de cada unidade de ensino. Esse espaço é frequentemente negligenciado, por isso, procuramos dar mais importância a ele com a intenção de que as crianças entendam a escala do grupo.


Embora o espaço da creche conte com a presença de adultos, ele é, em sua essência, um ambiente infantil. Desde o layout que remete ao tecido urbano até a "arquitetura dos móveis" em escala reduzida e as janelas baixas, constrói-se um mundo paralelo de comunicação voltado às crianças.







































